segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Eye liner!


As apaixonadas por make sabem: um olho bem delineado é sinônimo de um olhar realçado!
Mas existem diversas opções de aplicadores, traços, texturas... Qual deles usar?? E como usar??
Muitas mulheres têm dificuldade na hora de fazer o traçado, e à vezes acabam estragando toda a maquiagem e desistindo!

E a primeira dica que posso dar pra vocês é: treine!
Tudo é questão de prática, de descobrir o “jeitinho” certo pra você!
Você pode achar muitas dicas por aí sobre como passar, mas o mais importante é encontrar o seu jeito!

Já me disseram que o delineador deve ser passado de uma vez só! Sem parar o traço!
Outros, que precisa fazer em duas partes, começando do canto interno... ou será que era do canto externo?! Ah não! Eram três partes! O meio, depois o canto interno, e por último o canto externo!
Quem sabe, talvez, fazer pontinhos e depois brincar de “ligue os pontos”?!

Não importa a maneira! Importa que o traço saia direito! Faça você de olho aberto ou fechado, com pontinhos ou não, até de ponta cabeça!
Se desse jeito o traço sair direito, tá feito! Você achou o seu jeito.
E pra isso você precisa treinar!

Se sua coordenação motora é quase nula, a segunda dica é: comece fazendo o traçado quando estiver usando sombra escura! Adie sua vontade louca de fazer um make só com delineador, rímel e bocão. A sombra marrom escura ou preta vai disfarçar caso o traço não fique totalmente certinho. Depois você vai aderindo o traçado aos makes mais claros, até o dia em que você vai sair só de delineador!

Mas qual deles você deve usar?
Qual a diferença entre delinear com lápis, com sombra ou com delineador líquido?
A diferença é o efeito e o grau de dificuldade.

O lápis é mais fácil de usar. Você pode começar fazendo linhas finas rente aos cílios. Não se preocupe se no início sair um pouquinho torta. Pegue um cotonete ou aquela esponjinha que vem em alguns lápis e esfumace o traço, misturando com a sombra.

Para delinear com sombra, você pode usar dois tipos de pincéis: o chanfrado (que tem cerdas finas e bem durinhas) ou o pincel de delineador (que tem a ponta superfina e as cerdas ficam bem juntas). Eu gosto muito de usar o chanfrado! Acho super fácil de aplicar e o efeito fica mais marcado do que com o lápis. Basta você umedecer a ponta do pincel (Umedecer! Não precisa colocar ele embaixo da torneira. Isso vai fazer com que a sombra não se acumule no pincel e o traço vai ficar transparente. Basta você pingar uma gota de água na pia, ou na mão, e encostar a ponta do pincel nela), passar na sombra e fazer o traçado.
Você pode testar fazendo primeiro um traço na mão. Assim você vai saber se precisa molhar mais o pincel ou não, ou se precisa passar mais na sombra.

O delineador líquido é o de maior grau de dificuldade, o que mais borra e o mais difícil de consertar. Mas também é ele que dá uma definição mais precisa e dramática pro olhar. Quando você estiver expert com o lápis ou com a sombra, parta para o delineador líquido quando quiser muito drama! Deeply dark drama!

Você pode começar fazendo primeiro um traço fino com lápis pra servir de guia, e depois passar o delineador por cima. Isso também vai ajudar caso você não consiga passar ele tão rente aos cílios, evitando que fique uma linha branca entre o traçado e a base dos cílios (que é o ó)! Com o tempo você vai treinando fazer “olho de gatinha” puxando o traço pra além dos olhos. Mas não se esqueça: não deixe o traço ir para baixo!! Isso deixará você com “olhos caídos”!

Eu faço muito o traçado com sombra e pincel chanfrado.
Atualmente uso essa sombra preta da NYX (que tem uma cobertura maravilhosa!) e o pincel chanfrado da boticário:


E meu delineador líquido preferido é um da M.A.C, cor Point Black, que me bati horrores até conseguir usar direito. Isso porque o meu tem o pincel molinho (existia a opção de pincel durinho, mas na hora escolhi esse) e o traço saía todo tremido! Era mais difícil de passar, mas com o tempo comecei a achar mais fácil. Por ser mole, ele faz a curva do olho beem certinho!


Eu só recomendo esse delineador pra quem tem mais experiência com delineadores, não por ser difícil de passar, mas porque ele é EXTREMAMENTE DIFÍCIL de SAIR!! É impressionante!
Se você fizer uma “borrada” muito feia, que só pode ser consertada com cotonete+demaquilante, você vai ter uma dificuldade enooorme de fazer retoques com esse delineador. Ele é do tipo passou, colou. E pra sair, só “esfregando”!

Eu já fiz um teste com ele. Passei numa sexta pra um casamento, e depois fiquei dois dias sem esfregar os olhos. Passava o demaquilante e meu sabonete no rosto todo normalmente, mas não esfregava os olhos. E o traçado do delineador durou os três dias do final de semana! Claro que foi desbotando aos poucos, mas pra sair eu passava a maquiagem nos olhos normalmente, então ficava um traçado mais suave, mas ficava!

Além de durar COM CERTEZA ABSOLUTA a noite toda, não importando o quanto você pule, dance e fique suada (sua maquiagem pode derreter e ficar toda borrada igual um panda, mas ele vai continuar firme e forme!), a cobertura dele é perfeita! Basta uma pincelada e o traço já tá ali, bem forte, bem definido!

Então, se você tem trauma de delineador e não consegue passar de jeito nenhum, não desista!
Comece pelo mais fácil e teste de todas as formas que puder imaginar!

Eu, por exemplo, começo pelo canto externo. Fecho os olhos, e venho do canto externo – já puxando o olho de gatinha quando quero – e vou até a metade dos olhos. Depois eu jogo a cabeça pra trás em um ângulo que eu consigo ficar com o olho aberto, e faço o traço do canto interno do olho em direção ao centro, unindo os dois traçados.

Esse é o meu jeito!
Encontre o seu e arrase no drama!

5 comentários:

  1. Amei as dicas menina!!
    Uso muito delineador, às vezes uso só delineador, rímel e um gloss pra dar uma voltinha, mas não deixo o delineador de lado por nada...

    beijinhoss!

    http://danimakeups.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ei Si,só passei para dar uma bjks, Bela.

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicass

    Sorteio no meu blogger passa la http://starthamoda.blogspot.com/search/label/Sorteio


    Bjokasss

    ResponderExcluir
  4. VICIO no delineador, uso quase todos os dias! ahhahaha =)

    estou com algumas coisas nyx a venda lá no blog! se quiser dá uma olhada

    bjao
    Ju
    http://www.makes4ever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO delineador. Acho que ele dá um tchãn incrível na make!!! Pena que eu sou completamente descoordenada e demoro uma hora pra fazer!!! Resultado? Só uso em ocasiões mega especiais, por preguiça...

    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir